terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Culpa é da Comunicação



Seria muito absurdo concordar com esta afirmação?
Ouvi esta frase estes dias de um colaborador em meio a uma justificativa meio macarrônica sobre o não cumprimento de uma tarefa. A princípio achei fora de propósito, mas depois fiquei intrigado e pensando por que diabos ele disse aquilo? Sem preconceitos fui até o colaborador escutar melhor e entender o real motivo de sua abordagem.
Para minha surpresa o mesmo já estava preparando um e-mail para ser disparado a um range de no mínimo vinte pessoas, com um dossiê composto por e-mails passados e recebidos, de mais ou menos umas dez páginas.
Antes que o mesmo enviasse o tal e-mail pedi para que me explicasse melhor sua constatação do problema sobre a comunicação. De forma simples e direta ele relatou a seguinte situação: “Esses caras não entendem, e-mail não resolve problema, mas a gente fala, fala e ninguém escuta. Mandei mais de dez e-mails copiando todo mundo e ninguém fez nada!! Agora a culpa é minha? Não senhor, tá tudo aqui, vou mandar com cópia prá todo mundo. As pessoas precisam aprender a escutar mais a gente.”
Particularmente, eu poderia ter finalizado minha busca ali e ter interpretado que aquele colaborador estava tentando encontrar uma justificativa ao Invés de uma solução para o problema, que para falar a verdade, naquele momento eu já havia me esquecido qual era.
Porém, a última frase foi crucial para que eu entendesse que precisaria me aprofundar mais no assunto. “As pessoas precisam aprender a escutar mais.”

Foi então que comecei a tentar encontrar uma ligação entre os problemas do meu dia a dia e o quanto a comunicação estava envolvida em suas causas. Perplexo, comecei a identificar que em todas as questões havia pelo menos uma falha na comunicação. Divido com vocês este assunto e os convido a analisarem os problemas enfrentados em seu dia a dia e a participação da comunicação na evolução destes problemas.
Hoje penso! Absurdo mesmo é a maneira como isso passa diante de nossos olhos todos os dias e não nos atentamos que a forma como estamos nos comunicando, pode ser o “fio da meada” para a solução de vários de nossos problemas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário